sábado, 14 de janeiro de 2012

Pessoal, aí vai o link para aqueles que se interessaram sobre o filme sobre o famoso julgamento de Sócrates.
http://www.youtube.com/watch?v=SlJSF-V6yBA

Resumo rápido e próximo encontro.

Olá pessoal,

Lamento pela demora em "postar" novamente. Mas , a tendência é que apareça mais por aqui.

Bem, nossos primeiros encontros têm levado em conta o surgimento da filosofia na Grécia Antiga. Tentamos avaliar o peso e a importância do discurso mítico, muito mais do que apontá-lo como um discurso desprovido de razão e significado. Vimos que para autores importantes do século XX como Claude Levi-Strauss, Mircea Eliade e C. G. Jung, os significados do discurso mítico estão presentes em nossas vivências contemporâneas. Sendo assim, tornam-se necessárias análises que levem em conta os significados sociais e psicológicos de relatos amparados pelas mais diversas mitologias.

Com o auxílio da poética nietzscheana, acompanhamos alguns passos "extraordinariamente" solitários dos filósofos pré-socráticos. Tales, Anaximandro e Heráclito figuram, então, como pioneiros não só no uso da razão e do estudo da natureza, mas no uso da imaginação. Tal como Nietzsche defendeu, o conhecimento humanístico teria isso de diferente, ao contrário do raciocínio estritamente científico, os primeiros filósofos, ousaram ao lado da imaginação em suas buscas pelo conhecimento. Essa busca imaginativa não estaria livre, contudo, do tribunal da razão. Ainda que explicações imaginativas, a razão agora está habilitada a questionar explicações e a ela mesma.

Nos aproximamos também de Sócrates por meio do filme de Roberto Rossellini. Além disso, por meio das instigantes apresentações em sala de aula, refletimos sobre as possíveis lições que o pensamento ético de Sócrates nos legou. Pudemos perceber que muitas das ideias podem ser questionadas, mas o valor da contribuição desse filósofo grego está para além de importante para a consciência das questões da vida prática contemporânea.

No próximo encontro, continuaremos a nos debruçarmos sobre a filosofia na Grécia Antiga. Agora falaremos um pouco sobre Platão e Aristóteles. Conto com a participação criativa de vocês.

Abraço!
Gustavo.