terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Primeiro encontro.


Bem vindos à aventura da Filosofia,

Por vezes, uma incursão em um mundo em que a Filosofia é a atração principal pode parecer sombria. A impressão é a de se estar em meio a um labirinto frio e escuro. Ou até mesmo em uma sala de espelhos em que as mais familiares imagens perdem seu sentido usual. Entrar em contato com a Filosofia é assim, é um colocar-se diante de espelhos diversos, é desafiar-se a entrar no labirinto e questionar-se sobre o valor de nossas crenças mais básicas. A Filosofia é um maravilhar-se e exige algo que sua irmã mais nova, a Psicologia também exige como matéria prima, a paixão pela vida das ideias. 
Poderíamos todos aproveitar horas de ócio nos meses de janeiro e fevereiro. Nada mais convidativo do que as belas praias da costa brasileira. Amigos, prazeres, ou a mais pura arte de não se fazer nada. Mas se pararmos para perguntar-nos sobre o sentido de tudo isso ou, ainda, se nos questionarmos sobre o porque dessas coisas e não outras, já exercitamos nossa porção individual de Filósofo. Façamos de nossos encontros um convite a reflexão, utilizemos o tempo para o exercício daquilo que nos torna Psicólogos ou Filósofos, exercitemos o pensamento. E que o resultado, mais do que a simples inclusão de um repertório frio de conceitos em nossas formações, que a Filosofia faça parte orgânica de nossa vontade de saber e também da veia criativa e jovem que possui a dúvida.
Em nosso primeiro encontro, no dia 04 de janeiro, falaremos sobre o plano de ensino da disciplina e, em seguida, abordaremos a natureza do pensamento mítico e seu significado no contexto da Grécia Antiga. Os textos necessários para a discussão já estão a disposição no xerox (Marcondes, D. Iniciação à História da Filosofia). Aconselho fortemente que sigam o blog. Aqui vocês terão dicas sobre os temas e, possivelmente, materiais utilizados. Além disso, a proposta de avaliação da disciplina é a criação de um blog. Eis um video para situar a primeira discussão.



Abraço e feliz ano novo!
Gustavo.


8 comentários:

  1. Olá professor!
    Quero parabenizá-lo pela iniciativa!!
    Achei muito criativo, e essa ferramenta com certeza vai nos aproximar ainda mais.
    Seu texto me agradou muito, em especial nesta parte:
    "A Filosofia é um maravilhar-se e exige algo que sua irmã mais nova, a Psicologia também exige como matéria prima, a paixão pela vida das ideias."

    Não se julga um livro pela capa, mas este convite despertou em mim ótimas expectativas quanto ao nosso curso.

    Até logo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Mayara,

    Fico feliz que a curta mensagem tenha agradado. Acredito bastante no poder das novas ferramentas de comunicação para o ensino e a aprendizagem. Podendo utilizá-las para complementar o sistema tradicional, faremos sempre. Também gosto de utilizar filmes, as imagens são definitivamente veículos muito importntes para a reflexão. Vejamos o que poderemos fazer no período especial. Abraço e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  3. Olá professor,

    Assim como Mayara Moura adorei a nova proposta de ensino, abraço a ideia de aliar o tradicional ao novo, pois esse convite à Filosofia nos faz despertar o desejo pelo saber. Sempre gostei de Filosofia embora não saiba muito do assunto, adorei essa frase:
    "Entrar em contato com a Filosofia é assim, é um colocar-se diante de espelhos diversos, é desafiar-se a entrar no labirinto e questionar-se sobre o valor de nossas crenças mais básicas." E isso nos levaria em direção a cumprir o que dizia o oráculo de Delfos: "conhece-te a ti mesmo." e está frase se faz essencial para a Filosofia como para a Psicologia, assim como tambem para nossa vida. E buscarmos destruír os muros de nossas crenças, que possâmos sair de nossa cavernas para saborearmos o amor à sabedoria e que o desejo pelo saber seja o despertar de nossa consciência crítica. Uma crítica racional de nossa crenças, sem pré-conceitos ou pré-julgamentos. Abraço e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. ola professor tudo o que nos faz pensar, é muito rico melhor ainda e quando pensamos não instigados no que tem em nós mesmos, mais no colocar-se diante do outro no intuito de compartilhar, isso engrandeçe o ser, por isso parabenizo-lhe pelo seu trabalho que nos demonstra (alunos)o amor que tens a sua vocação de lecionar.
    com o seu texto me lembrei do livro O mundo de Sofia e a minha primeira aula de filosofia contigo, com relação comparar o filosofo a uma criança, estes estariam em cima do pelo do coelho, (descobrindo, arriscando, ...) enquanto que os adultos estariam tão acostumados ao conforto embaixo que não se permitiriam aventurar-se no novo!! obrigado por nós permitir empreender nos nossos pensamentos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele! Muito obrigado pelas palavras, queria mesmo era que minha habilidade para ensinar fosse tão grande quanto minha vontade de compartilhar as leituras e impressões que a filosofia me causa. Bom, mas estamos no caminho para aprender, não é verdade? Foi uma pena não poder utilizar mais esse espaço virtual, o semestre foi realmente atípico e a preparação para aulas longas e consecutivas acabaram cobrando seu preço. Mas temos o tempo adiante para planejar novos trabalhos. Quero que contem comigo na jornada acadêmica de vocês. Penso ainda em desenvolver um trabalho ou grupo de pesquisa, quem sabe não temos a chance de elaborar mais ideias, palavras, pensamentos. Grande abraço!

      Excluir
  6. Olá professor, este é link do nosso blog: http://filosofiapsicologia.wordpress.com/
    Alunas: Karlene Rocha; Karen Torres; Samia Reis e Joélia Oliveira.

    ResponderExcluir
  7. Professor segue abaixo o link do blog do nosso grupo: Darciane; Diwlay; Gessika; Gisele; Jamile; Kelvia; Lays; Poliana; Tatila. pedimos que nos envie a nota pra este email gisele1941@hotmail.com
    desde ja agradecemos, esperamos que o blog atenda suas Expectativas
    att, Gisele Bispo!!!

    http://agenesedoverbo.blogspot.com/

    ResponderExcluir